terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O Cálice do Altruísmo


... Lá estava Jesus, antes de ser crucificado, quando orou dizendo: "Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade."  (Mateus 26 : 42)

Imagine se Jesus neste momento tivesse pensado apenas em si mesmo, e eu afirmo que ele pensou em si, tanto é verdade que ele disse: "... Sem eu o beber..." porém a sua oração não terminou aí!
Jesus continuou  a orar e disse mais: "...faça-se a tua vontade.". 


Logo percebemos que embora ele tenha vislumbrado o seu próprio sofrimento; o que o levou a pedir livramento daquela cruz, ele não pensou apenas em si mesmo.
Ele pensou no Pai, e em sua vontade, ele pensou na humanidade.

Talvez se Jesus pensasse como muitos de nós ele argumentaria com o pai dizendo: " Mas eu sou o filho de Deus altíssimo, não vou me sujeitar a isso, ainda mais por gente que merece a morte, e mesmo pelos justos não vou morrer! O SENHOR que faça justiça por eles."


Mas Jesus foi obediente ao pai, e obediente até a morte como diz o texto : "E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz."  (Filipenses 2 : 8), e além desta Jesus deu outra lição nesta oração, uma lição de Altruísmo.


A lição de altruísmo dada por Jesus na cruz quase não é falada.


Quase sempre quando se fala em altruísmo, esconde-se alguma segunda intenção, algum retorno, alguma benção em recompensa, nem que seja um abatimento no imposto de renda. Quase não se fala mais fazer o bem apenas por amor ao próximo, fazer sem esperar retorno, até porque; os que precisam de nossa ajuda não podem dar nada em troca, e na verdade ... NEM PRECISAM DAR . Nós é que devemos aprender a dar com a mão direita escondendo a esquerda. "Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;"  (Mateus 6 : 3)


A palavra esmola aqui não é o que deve tomar nossa atenção neste verso, e sim o princípio de Altruísmo por trás dele.

Jesus sabia que a vontade do pai era que ele substituísse o homem na cruz, qual ser humano a fora Cristo, não hesitaria diante desta tarefa?

Quem não pensaria: Perder minha vida para que outros não percam as suas?

Morrer por um monte de pecadores? Morrer por gente que merece a morte?


Ainda que não seja o caso de dar a vida, e que seja o caso de dar ou doar qualquer outro bem, ainda assim é preciso altruísmo para isso, e para tanto é preciso pensar no bem-estar do próximo, e não apenas no próprio.

Há maior exemplo de altruísmo do que o de Cristo ao morrer na cruz pela humanidade ?


Dou preferência a este fato, dadas as proporções e consequências inigualáveis que alcançou.

Jesus entre a morte e o egoísmo, preferiu a morte. Acontece que isso não é apenas para ser lembrado é para servir de exemplo prático para nós que nos julgamos seus seguidores, mas ao invés disso; muitas vezes temos uma grande dificuldade de sermos altruístas, principalmente se tivermos de fazer isto em favor de alguém que a nosso ver não mereça tal benefício.

Daí surge a pergunta: Você merece o que Jesus fez por você?

A bíblia diz: "Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." (Romanos 5: 6- 8)

Diante disso todo egoísmo deve ceder ao altruísmo, nenhum ser humano merece o que Jesus fez por ele, isso nos ensina a fazer o bem pelo nosso próximo independentemente de seus  méritos, de religião, etnia, condição social, e etc.


A graça que muitos cristãos tem vivido não tem graça nenhuma, é uma gracinha que recebe mas não quer doar, uma graça fajuta gerada em meio aos princípios deturpados do "evangelho moderno", que ensinam os cristãos a fazerem por merecer, e biblicamente a única coisa que realmente fizemos por merecer foi a morte. Leia"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;"  (Romanos 3 : 23)

E mais:  "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor."  (Romanos 6 :23)


A vida eterna por exemplo, é um dom gratuito, trata-se de graça de Deus, e não de méritos humanos.


O que recebemos de Deus, recebemos por graça, mas quando temos de doar, muitas vezes cobramos um alto preço. não devemos ser avarentos e sim justos em todos os nossos procedimentos, ainda que estejamos em uma situação, onde a graça pareça não se aplicar, pois não há lugar ou situação onde a graça de Deus não aplique, afinal estamos debaixo da nova aliança, e não ponto geográfico, pessoa, situação ou obscuridade que não seja penetrada pela graça divina.


Não podemos esquecer que a mesma graça que nos alcançou, alcança também a outros, e que Deus usa pessoas para nos agraciar e também quer usar a nossa vida para manifestar a sua graça a outros. Isso é altruísmo.
Somos instrumentos para continuidade da manifestação da  graça de Deus. 


Deus é o ser mais altruísta que existe, que apesar de sua grandeza se importou com ínfimos seres como nós. Embora não tivesse a menor obrigação de fazê-lo, ele fez por amor. Um amor que não nos torne altruístas está longe de ser o amor de Deus, que é o amor que devemos praticar. 


"Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis."  (João 13 : 34)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu Escolhi Amar - Jardim Gramacho