terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Carne ou Gordura ?



De maneira geral o que devemos dar ao SENHOR?  
A maior dificuldade que temos é dar o nosso melhor, o que é bom, mas é dispensável, ou podemos viver sem, isso nos dispomos a dar, não somente a Deus como também a qualquer pessoa. Dar o que vai nos fazer falta, vai fazer diferença para nós, é que é a questão.
Vejamos as ofertas de Caim e Abel, a bíblia diz que Abel ofereceu maior sacrifício do que Caim, muito se fala sobre isso, há quem diga que Abel dava a Deus o melhor e Caim dava o resto, não acredito nisto, a bíblia não diz isto, mas podemos entender melhor esta questão analisando o texto de I Samuel 2:12-17:

“Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial; não conheciam ao SENHOR.Porquanto o costume daqueles sacerdotes com o povo era que, oferecendo alguém algum sacrifício, estando-se cozendo a carne, vinha o moço do sacerdote, com um garfo de três dentes em sua mão;E enfiava-o na caldeira, ou na panela, ou no caldeirão, ou na marmita; e tudo quanto o garfo tirava, o sacerdote tomava para si; assim faziam a todo o Israel que ia ali a Siló.Também antes de queimarem a gordura vinha o moço do sacerdote, e dizia ao homem que sacrificava: Dá essa carne para assar ao sacerdote; porque não receberá de ti carne cozida, mas crua. E, dizendo-lhe o homem: Queime-se primeiro a gordura de hoje, e depois toma para ti quanto desejar a tua alma, então ele lhe dizia: Não, agora a hás de dar, e, se não, por força a tomarei.Era, pois, muito grande o pecado destes moços perante o SENHOR, porquanto os homens desprezavam a oferta do SENHOR.”

                Fica claro aqui que a gordura deveria ser oferecida ao SENHOR, era o que Deus esperava, era o que ele desejava que fosse oferecido a ele, os sacerdotes poderiam ficar com a carne, mas estes sacerdotes queriam o que era do SENHOR.
                Tendo isso em vista podemos dizer que a oferta de Caim era boa! Ele oferecia como agricultor que era o seu melhor, a sua “carne” em comparação com o texto de I Samuel. Mas Abel oferecia a gordura (Gênesis 4:4), naquela época como nos dias de hoje; um bom pedaço de carne com uma gordurinha já era algo muito desejável. Mas Deus pedia exatamente a gordura, e Abel não a negava ao SENHOR. Enquanto que os filhos de Eli profanavam, o holocausto para roubar a gordura.
                Caim dava ao SENHOR, o que era bom, Abel dava o excelente, dava o que Deus pedia. Não adianta dar a Deus o que eu quero dar, mesmo sabendo que não é o que ele pede, não é o melhor, e esperar que ele receba de bom agrado.
                Deus nos permite ficar com a carne, mas a gordura; é dele, aliás, a carne normalmente está em maior quantidade do que a gordura, e ainda assim muitos querem ficar com a gordura do SENHOR, e às vezes ainda querem as duas coisas.
                O princípio por trás disto é simples, para Deus devemos abrir mão do melhor, nada menos do que isto.
                  As vezes damos a Deus o que queremos dar, e não o que ele quer receber, damos-lhe a carne quando ele pede a gordura. Abraão não argumentou com Deus se ele aceitaria receber seu filho Ismael; com Agar, ao invés de Isaque. Ele apenas obedeceu, ao contrário de muitos de nós que ao receber uma ordem de Deus questionamos, e por muitas vezes temos medo de dar o nosso melhor e ficar sem, pensamos primeiro no que vamos perder, quase nunca pensamos no que o reino de Deus irá ganhar.Sem dúvida com essa postura jamais viveremos o que o patriarca Abraão viveu.
                Vejamos ainda a história de Ana que desesperadamente pedia a Deus um filho, e Deus lhe deu, encerrando-se assim sua esterilidade, mas quando chegou o tempo de devolvê-lo a SENHOR no templo, ela não hesitou e o fez.
                A bíblia diz que Ana o devolveu ao SENHOR! O que era de Deus ela não tomou para si, devolveu ainda que isto lhe fosse muito doloroso, ela mesmo havia prometido que o faria então a partir daquele momento Samuel pertencia ao SENHOR. Aquele menino era a resposta as suas orações, o fim de sua esterilidade, sua honra como mulher, como esposa, podemos imaginar como foi doloroso para ela, ainda assim ela não o negou ao SENHOR.
                E por Ana ter dado ao SENHOR a oferta digna, ele a abençoou com mais cinco filhos! Só experimenta uma benção como esta quem tem coragem de negar o melhor a si mesmo, para não negar o melhor ao SENHOR.
                Porque não falar de Abraão? Deus lhe pediu exatamente o que ele tinha de melhor, o filho pelo qual ele tinha maior amor, e Abraão não o negou Isaque ao SENHOR, por isso voltou do holocausto com o filho e ainda se recebeu a benção de ser o pai de muitas nações. Aquele que antes pedia a Deus um filho, agora se tornava um grande patriarca.
                Sempre que damos a Deus o melhor, ele nos dá até o que não pedimos. Por isso o apóstolo Paulo vai dizer que Deus faz: "...tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera," (Efésios 3: 20)

            Não poderíamos deixar de falar da maior de todas as ofertas, a que foi oferecida por Deus, ele ofereceu ainda mais do que espera de nós, ele ofereceu a carne literalmente e também a “gordura”, pois ele ofereceu a Cristo em sacrifício na cruz, foi o maior de todos os sacrifícios, de todas as ofertas.
            “Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste; Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram. Então disse: Eis aqui venho (No princípio do livro está escrito de mim), Para fazer, ó Deus, a tua vontade.Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei).Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo.Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados;Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus. HEBREUS 10:4-12

            Deus não poupou a seu próprio filho para nos fazer o melhor, também nós não devemos dar a ele menos do que o melhor, e sem esperar nada em troca, pois não se trata de barganha e sim de gratidão, dar a Deus o melhor em gratidão ao que ele fez por nós, e é também uma questão de justiça, pois é justo darmos a ele o que temos de melhor, uma vez que ele fez e faz o melhor por nós, como disse o salmista Davi E disse o rei Davi a Ornã: Não, antes, pelo seu valor, a quero comprar; porque não tomarei o que é teu, para o SENHOR, para que não ofereça holocausto sem custo." (I Crônicas 21: 24)”. Custe o que custar devemos dar a Deus o melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu Escolhi Amar - Jardim Gramacho