quinta-feira, 28 de abril de 2011

Para toda justificativa do homem Deus tem uma saída

      
       Você costuma para tudo ter uma justificativa? Repare que sempre temos uma justificativa quando somos cobrados, quando as coisas não saem conforme o planejado, principalmente quando somos a vítima, e às vezes usamos as circunstâncias para nos fazermos de vítimas.
Vejamos o que a Bíblia nos mostra sobre isso:

1.     Sara justificou-se com sua já avançada idade, e Deus ainda assim lhe concedeu Isaque.
Gênesis 18.13-14 Disse o SENHOR a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Será verdade que darei ainda à luz, sendo velha? Acaso, para o SENHOR há coisa demasiadamente difícil? Daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a ti, e Sara terá um filho.

2.     Jeremias justificou-se dizendo que “não sabia falar” Deus então lhe mandou falar, pois ele mesmo colocaria palavras em seus lábios.
Jeremias 1.6-8 Então, lhe disse eu: ah! SENHOR Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança. Mas o SENHOR me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás. Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR.

3.     Neemias tinha o desejo de reerguer os muros de Jerusalém, mas não tinha os recursos, então Deus usou o rei para lhe conceder todos os recursos necessários.
Neemias. 2.7-8 E ainda disse ao rei: Se ao rei parece bem, dêem-se-me cartas para os governadores dalém do Eufrates, para que me permitam passar e entrar em Judá, como também carta para Asafe, guarda das matas do rei, para que me dê madeira para as vigas das portas da cidadela do templo, para os muros da cidade e para a casa em que deverei alojar-me. E o rei mas deu, porque a boa mão do meu Deus era comigo.

Às vezes o homem apresenta para Deus justificativas mentirosas, e outras vezes verdadeiras. Davi era bem menor do que Golias, e não tinha nenhuma habilidade em guerra, estas justificativas eram verdadeiras, entretanto ele não ficou preso a elas. Muitos fazem de suas justificativas verdadeiras, a razão de não avançarem, multiplicam a força de suas limitações, muitas vezes o homem usa as suas fraquezas e características pessoais, para justificarem seus braços cruzados, sua preguiça, sua falta de êxito em qualquer aspecto de sua vida, e se conformam com isso, alguns chegam a pensar que nasceram mesmo para sofrer e que foi Deus quem determinou assim.

I Samuel 17.33  Porém Saul disse a Davi: Contra o filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu és ainda moço, e ele, guerreiro desde a sua mocidade.
Davi acreditou que Deus lhe daria a saída, mesmo com suas características inferiores as de Golias, e Deus lhe deu, Davi não se fez de vítima das circunstancias ou do destino, ele acreditou em Deus em não nas impossibilidades.

Deus mostra a saída nem que seja no último instante, mesmo diante da morte, Lázaro estava morto havia quatro dias, mesmo assim Jesus o ressuscitou.
João 11.41-44   Tiraram, então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste. Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste. E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro vem para fora! Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir.

Abraão não tinha cordeiro para sacrificar, Deus então fez com que surgisse um cordeiro do nada.
Gênesis 22.13   Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho
O homem não tem a menor condição de justificar a si mesmo! A raça humana merecia a morte por seus pecados, mas Deus teve uma saída para isso também, não há nada que deixe Deus em uma situação difícil. Deus enviou Jesus, o cordeiro, Jesus, simbolizado no cordeiro que foi dado a Abraão; para redimir a criação, para que o homem fosse perdoado por Deus, e tivesse vida. A cruz de Cristo foi a “saída” para toda a humanidade.

Pegue suas justificativas por mais verdadeiras que sejam, e pregue-as na cruz.Ele as cravou lá, (Cl 2:14) deixe-as lá.

Foi por causa dessas justificativas verdadeiras e até pelas falsas que Jesus morreu, não torne o sacrifício de Cristo vão na sua vida, não fique aprisionado em justificativas, como se elas fossem um obstáculo para Deus, veja estas justificativas como cicatrizes, marcas da sua condição humana, mas saiba que as feridas já foram curadas, e com o tempo até as cicatrizes desaparecem.

Quando Cristo ressuscitou, ela já não tinha nenhuma cicatriz de sua crucificação, apenas as cicatrizes causadas pelos pregos, que ele mesmo quis manter para que o homem se lembre do que ele fez.
Quanto as suas cicatrizes, só preserve a lembrança da cruz em você, nenhuma outra.
Não se justifique para Deus, sinta-se justificado nele.
Para toda justificativa do homem Deus tem uma saída... A Cruz!

Pr. Edmilson P. Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convergência Reinista 2018