sexta-feira, 8 de abril de 2011

Quais são os Direitos de Deus ?

-->
Num rápido apanhado do livro de Jó percebemos algo que muitas vezes na vida nós também fazemos BARGANHAR COM DEUS! Basta percebermos que as coisas não vão bem que começamos a nos lembrar e a lembrar a Deus nossas boas ações, nosso bom caráter, e como somos cristãos exemplares.
Após Jó se queixar de seu sofrimento, Deus fala com ele, em meio a tantas lamúrias, Deus com sua grande misericórdia se fazer ouvir por Jó, que apresentou para Deus todo o seu gabarito, suas virtudes, e que na verdade já eram conhecidas por Ele.
Deus não provou a Jó porque era um servo mal, pelo contrário, Deus mostrou a satanás como Jó era um homem reto, integro temente a Deus e que se desviava do mal (Jó1:1-12). Entretanto se Deus o provou sabia que ainda havia coisas que Jó só aprenderia por meio do sofrimento. Existem lições que não aprenderemos se não for por meio do sofrimento, inclusive a não barganhar com Deus.
Durante o sofrimento Jó falava como se Deus não tivesse direito de permitir que ele sofresse. Jó passou a achar que Deus tinha que levar em consideração suas boas obras antes de tomar qualquer atitude em relação a ele. Uma coisa é não aceitar o que satanás está fazendo, outra coisa é não aceitar o que Deus está fazendo, e neste caso se Deus quiser pode até mesmo usar satanás como instrumento de sua vontade. Quem disse que Deus só usa cristão?
Deus não está obrigado a ninguém por causa de nada, Ele não se torna nosso devedor pelo fato de termos trabalhado a vida toda pelo seu reino, não podemos servi-lo esperando algo em troca, ou deixar isso guardado como uma “carta na manga” aguardando um momento mais crítico para usá-la.
Quando cobramos algo a Deus por causa do que já fizemos por ele, pela igreja, pelo próximo, entre outros argumentos, mostramos que fizemos com a motivação errada, com a intenção de na primeira oportunidade lançarmos em sua face como somos bons servos, isso reprova qualquer boa obra que qualquer pessoa tenha feito.
O fato de sermos bons cristãos não nos dá o direito de acusar de Deus injusto, de imperfeito, que é o que fazemos quando consideramos que Ele errou em nos provar, nos tirando um ente querido, nos tirando o emprego, ou permitindo um problema de saúde. Nossa conduta cristã deve ser um prazer, e não uma moeda a ser usada para comprar bênçãos em uma espécie de “armazém celestial”.
Se alguém não recebe a benção tão esperada já começa a duvidar se está valendo a pena crer em Deus, servir a Deus, entregar o dízimo, ofertar, fazer votos, e doar ofertas alçadas. Há quem troque de igreja como quem troca de roupa, tentando encontrar o que? Outro Deus? Outra palavra? Uma que esconda a verdade, mas acaricie o ego?
Jó se achou no direito de contender com Deus (Jó 7:1-21), e muitos hoje em dia acreditam que podem colocar Deus contra a parede, só porque passaram todo o mês sem pecar.
A verdade é que quanto mais somos provados, mais precisamos ser, porque as provações nos aperfeiçoam, e para não nos tornarmos arrogantes; na pretensão da perfeição, precisamos tão logo ser novamente provados, haja vista que Jó reunia boas qualidades, mas, nem por isso Deus deixou de prová-lo.
Depois de ouvir todo o queixume de Jó, Deus toma a palavra e mostra a Jó quem é que realmente pode dizer que fez, e aconteceu. Diante de todas as grandes obras relatadas por Deus (Jó 39:1-30) Jó se vê insignificante, e percebe que todo seu gabarito apresentado para Deus, não era nada.
Jó reconhecendo-se indigno (Jó 40:1-2) arrepende-se de suas palavras, de sua barganha, e põe-se no seu lugar, antes ele tivesse ficado calado. Jó chegou a dizer: " Deus me deu e ele mesmo tomou". É ele tem o direito !
Não podemos anular o juízo de Deus, nem com barganhas, nem com lágrimas, nem com reclamações, o que Ele decide é o que se fará mesmo contra nossa vontade. Nessas horas o que devemos fazer é aprender a confiar em Deus no sofrimento, e não apenas confiar para que ele não chegue o sofrimento, pois este muitas vezes nos impede de ouvir a voz de Deus, e isso porque focamos o sofrimento em si, mas se focarmos o porquê ouviremos a voz de Deus a nos ensinar alguma nova lição, a fim de que sejamos melhores a cada dia para o louvor de sua glória.
Pr. Edmilson P. Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu Escolhi Amar - Jardim Gramacho