segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Visão além do alcance

"Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis".João 14.19 )

Será que os discípulos de Cristo dos dias de hoje o tem visto?

É claro que não se trata de vê-lo fisicamente.


É também importante dizer que neste contexto, o termo "mundo" refere-se a tudo que esta fora de Cristio, e também Jesus afirmou que este "mundo"  não pode vê-lo, porque ele está vivo, dando a entender que fora dele este mundo está morto, e só quem está vivo pode enxergar, logo só quem está em Cristo  pode vê-lo por estar vivo como ele está, não vivo no sentido literal da palavra, mas vivo por estar vivendo com ele.

Jesus afirma que nós os que o reconhecemos como O Senhor, o veremos, mas é muito comum vermos cristãos concordando e reproduzindo o que o mundo vê, o que o mundo diz, e muito disso é tomado como regra, é ensinado nas igrejas, de maneira que a visão de muitos evangélicos se ajusta a visão daqueles que Jesus disse que não podem vê-lo. Não temos nenhum tipo de preconceito contra estes, pelo contrário, afirmamos que são coerentes com aquilo que podem ver. Nós evangélicos é que não raro deixamos a desejar no que tange a coerência entre o modo que vemos as coisas e o que está escrito na bíblia.

Essa incoerência as vezes se dá por  não conseguirmos vê-lo, e como isso é possível se o próprio Cristo disse que poderíamos? Ele disse que podemos, portanto a possibilidade é verdadeira, é algo latente, mas nem sempre é patente, ou seja, podemos vê-lo mas as vezes não conseguimos!, É como se algo embaçasse a nossa visão.

Ao observar a violência ao nosso, muitos cristãos logo dizem que é o culpa do diabo, que é o fim do mundo, com toda essa onda de manifestações acontecendo no Rio de Janeiro e no Brasil, quantos de nós já afirmou que isso tudo é um levante do inferno ?

Quantas vezes fazemos afirmações sobre o futuro, sobre a política, sobre a nação, questões pessoais e etc. em coro com as vozes daqueles não podem ver a Cristo?
Acabamos por transmitir a ideia de que pregamos um Deus poderoso mas que não pode mudar certas coisas, a ponto de nós, os que o conhecemos nos conformarmos com certas situações por não o vermos agindo nela.

Temos a tendência de acreditar que se algo "dá errado" é culpa de satanás, se ficamos doente foi o inimigo, se perdemos o emprego foi o "devorador", se algo muito ruim acontece nos desanimamos, enfim, sem perceber deixamos as circunstâncias embaçar a nossa visão, as vezes não vemos Deus agindo no mundo ao longo dos anos, e nem na nossa própria vida. 
Alguns evangélicos têm uma enorme facilidade para ver demônios em tudo, mas o mesmo não acontece para verem a Deus.

O apóstolo Paulo fala em 2 Coríntios 3.14   "Mas os sentidos deles se embotaram. Pois até ao dia de hoje, quando fazem a leitura da antiga aliança, o mesmo véu permanece, não lhes sendo revelado que, em Cristo, é removido". O contexto deste texto é outro, mas o que quero aproveitar dele é o termo embotado, ou insensível, é o que podemos nos tornar ao passar do tempo, e aí deixamos de ver Deus.

Não  deixaremos de ver as coisas ruins ao nosso redor, pelo contrário, além de vê-las devemos buscar mudá-las também, mas para tanto precisamos ter uma visão além do alcance humano.Somente olhos com uma visão além do alcance podem ver as mãos de Deus agindo no mundo. Do contrário veremos o mesmo que todos vêm, enxergaremos somente o que o mundo enxerga, teremos uma visão limitada das coisas, e principalmente das coisas de Deus.

Como temos vistos os acontecimentos em nossa nação ultimamente?
Como você vê as circunstâncias que acontecem na sua vida ?
Você vê a mãos de Deus agindo no seu cotidiano ?
Reflita sobre o modo como você tem visto as coisas.

Deus nunca deixa de agir, mesmo quando não podemos vê-lo ele está agindo, mas é claro que quando podemos ver é muito confortante! E ele mesmo afirmou que podemos vê-lo,  Devemos então buscar pedir a Deus que mantenha nossos olhos abertos, buscar estreitar ainda mais nossa comunhão com ele. 


Veja o que diz o Salmista Davi em Salmos 127.2 "Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem".  Podemos ver neste salmo a confiança de Davi no cuidado de Deus,mesmo quando não podemos fazer mais nada a respeito de uma situação, Deus está no controle, então podemos descansar.



Quando algo começa nos desestabilizar, é hora de verificarmos se nossa visão está perdendo alcance, Preste atenção nesta simbologia: Davi elevou seus olhos para os montes, para pedir socorro, para o alto, para ver o Senhor, ele não ficou cabisbaixo procurando algo onde era mais fácil enxergar, ele buscou acima  de si, na piores horas seus olhos procuravam o Senhor,quando enfrentou o gigante golias; Davi podia ver o Senhor além dos ombros do gigante, essa visão o levou a frente contra golias e o fez triunfar.

Faça da palavra de Deus a sua "lente de aumento".Quando podemos ver o Senhor, o seu resplendor nos dá a confiança, a esperança, a ousadia necessária para vencer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu Escolhi Amar - Jardim Gramacho