Evangelho Marginal
Por que marginal ? Não tem a ver com criminalidade. E sim com estar às margens.
"Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;" (Colossenses 2 : 8)
Atualmente é evidente a maneira como o muitas vezes o evangelho é pregado, "pelas beiradas", sem profundidade, aponta-se para os benefícios resultantes do evangelho, mas nem sempre o evangelho pregado aponta para Cristo.
Muitas pessoas são convencidas através do que o apóstolo Paulo chama de filosofias e vãs sutilezas, a se concentrarem nos lucros, nas bençãos, nos milagres, por conseguinte elas ouvem falar do evangelho, mas não são direcionadas para o centro dele que é Cristo, são direcionadas para o que Cristo pode fazer.
Estas pessoas acabam por viver um evangelho marginal, as margens do evangelho e não no centro que é Cristo.
É fato que muitos pregadores do evangelho se fazem valer de suas conquistas pessoais para mostrarem as pessoas como vale a pena ser cristão, eles focam o que recebem, levando as pessoas a entenderem que também precisam ter o que mostrar para provar que o evangelho tem surtido efeito em suas vidas, isso só faz gerar desejo pelo ter, mas não transforma as pessoas, elas vivem uma espiritualidade superficial, vivem uma vida cristã "segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo".
Uma pessoa vítima do evangelho marginal tem como foco as outras que como elas também foram vitimadas, mas que tem algo para mostrar, que as leve a dizer algo do tipo: " conquistei isso ao me tornar cristão". Não é que o evangelho não vá nos levar a conquistas, sim! ele vai, mas isto não é alvo do evangelho, é só consequência, Cristo é o foco.
Qualquer coisa que seja chamada de evangelho e que não aponte Cristo como o centro, é um Evangelho Marginal, e este ao invés de nos aproximar de Cristo, nos afasta dele.
O evangelho marginal aprisiona as pessoas na superfície, faz com que elas busquem se completar nos bens que pedem a Deus, quando a bíblia diz: "...Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; e estais perfeitos nele..". ( Colossense 2: 9- 10a ) Porque me concentrar nas apenas nas bençãos que posso receber, quando posso ser aperfeiçoado nele, em Cristo!?
Esse desvio de foco que o evangelho marginal provoca, é a maior perda que uma pessoa pode ter, é a condenação de viver distante da plenitude de Cristo.
É necessário muito cuidado para não sermos cativados pelas vãs sutilezas, pregadas por muitos, e que dizem exatamente o que queremos ouvir, mas que nos afastarão do alvo, da profundidade do evangelho que nos leva a Cristo.
Por quanto tempo um ser vivo consegue sobreviver às margens do oceano, e que tipo de vida e terá ali? Quanto tempo uma pessoa conseguirá sobreviver às margens do evangelho que tipo de vida cristão ela terá assim?
Às margens do evangelho é onde as pessoas têm as maiores frustrações, elas acabam por abandonar a vida cristão por acharem que não valeu a pena, quando na verdade nunca se aprofundaram para realmente descobrirem o que viver com Cristo, ficam encalhadas na superfície.
Portanto se você perceber que o motivo que o leva ao evangelho é unicamente a dádivas a receber, ajuste o seu foco, mergulhe mais fundo, ninguém é aperfeiçoado em si mesmo, e nem nos bens materiais, ninguém pode ser completado nas bençãos que recebe, mas o que nos completa é ".. Cristo em nós a esperança da glória" ( Colossense 1:27 ).
Algumas pessoas se contentam em ancorar na praia, ou seja começam uma vida cristã, e mesmo antes de alcançarem a profundidade, deixam de buscá-la, se deixam convencer pelas filosofias e vãs sutilezas, e permanecem onde estão.
Deixe a água da vida te arrastar para o alto mar, se entregue a Cristo sem reservas, só assim se pode conhecer a Cristo.
Pr. Edmilson Na Contramão